Conforme já comentei em outro artigo o cenário com sequencia de etapas do tipo estrela é o cenário mais próximo aos requisitos de localização Brasil. Isso porque em um cenário de saída por exemplo a origem de cada etapa será a mesma; no caso o local de remessa da mercadoria.
Esse cenário porém, não permite o planejamento via Cockpit de Transporte. Ou seja, seu uso é mais adequado para implementações básicas em substituição ao LE-TRA, simplificando assim a parte de cálculo e distribuição de custos.
O cenário comum que tenho visto é aquele em que você tem um valor fixo conforme o destino, porém com mais de uma entrega. Nesse caso o requisito de negócio pede para ratear o valor total do frete com base no peso transportado em cada etapa.
O propósito desse artigo é mostrar como você pode fazer esse cálculo. Não vou descrever exatamente TODOS os passos... assumindo que você já tem uma familiaridade com o assunto... imagino que irá conseguir sair do outro lado.
Bom.. vamos lá!
No nosso esquema de cálculo teremos uma condição com o cálculo total do frete. Essa condição deve estar como estatística. E, será usada para calcular o rateio para cada etapa.
Teremos também uma outra condição que será o valor percentual a ser aplicado sob o valor total do frete (estatístico). Para essa condição iremos atribuir uma condição que contém uma formula de cálculo.
Vamos ver abaixo os passos para criar essa fórmula!
Passo 1. A partir do SPRO, execute a atividade Gestão de transportes > Funções básicas > Condições > Definir perfil de rastreador de dados.
Precisamos criar um rastreador de dados para pegar o peso do veículo. Isso porque se pegarmos o peso do root da ordem de frete com o cálculo baseado no nível da etapa e base de resolução no root, o peso passado para o cálculo será o peso da etapa!
Passo 2. Clique em Entradas novas e crie um registro conforme imagens abaixo.
Passo 3. A partir do SPRO, execute a atividade Gestão de transportes > Funções básicas > Condições > Definição de acesso aos dados.
Passo 4. Clique em Entradas novas e crie um registro conforme imagens abaixo.
Passo 5. A partir do Fiori Launchpad execute o aplicativo Criar condição. Crie uma nova condição do tipo TCM_AMNTFR e baseado em uma tabela de decisões.
Passo 6. Clique no botão definição de acesso a dados para entrar os parâmetros de entrada da tabela de decisão. Adicione as linhas conforme abaixo.
Observe que a definição ZDAD_PESO_TOTAL_VEIC utiliza o rastreador de dados que criarmos antes.
Passo 7. Adicione um novo registro deixando os dados de entrada em branco e no resultado crie uma fórmula!
Veja abaixo a definição da fórmula. Repare que estamos informando um % como moeda. Para que o sistema permita você fazer isso.. você irá precisar adicionar uma nova moeda como código %.
No esquema de cálculo existe uma validação que permite você informar o percentual... porém no tipo de condição TCM_AMNTFR não permite.
Passo 8. Você irá entrar com a formula na sua condição de frete que ira calcular o valor do frete com base em um percentual (retornado na formula) sobre o valor total do transporte (sua condição estatística).
Agora é só você testar!
Espero que esse artigo tenha sido útil! Se gostou, compartilhe e marque a seinspire na sua rede social, isso nos motiva a produzir mais conteúdo para vocês.
Abraço
Eduardo Chagas