Um requisito muito comum em todo cálculo de custos de transporte no Brasil é aplicar um percentual sobre o valor da mercadoria. No TM temos o valor total das mercadorias disponível para o cálculo e podemos utilizar sem a necessidade de desenvolvimento.
Mas existe uma restrição, o valor de mercadoria é líquido de impostos! Se você precisa do valor de mercadoria com impostos o caminho é desenvolver ou utilizar o BRF+. Ai vai muito da criatividade de cada um. Porque você pode tratar de diferentes formas. Por exemplo: você poderia atualizar o valor de mercadoria com o valor com impostos ou poderia criar um método no cálculo para resgatar as informações de nota fiscal que já tenha sido gerada.
Assim como o outro exemplo sobre cálculo de custos que postei aqui no canal... não vou colocar todos os passou para construção do cálculo, somente colocar como fica a definição da condição de frete a ser aplicada sobre o valor da mercadoria.
Veja abaixo como fica a definição da sua condição no esquema de cálculo. Basta você informar a base de resolução GOODS_VALUE na aba preço de tarifa da sua condição. No exemplo, estou definindo um valor fixo de 2%, mas esse valor poderia ser determinado através de uma tabela de tarifa.
Bom... agora é rodar o cálculo de custos na sua ordem de frete. Na ordem de frete de exemplo o valor da mercadoria é de R$2.500,00.
E, o valor do frete calculado foi de R$50,00
Abraço
Eduardo Chagas